quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como vestir o Sari



Depois da febre da novela, e essa invasão indiana no mundo ocidental, o Sari deixou de ser tão distante, mas mesmo assim, agente vê cada foto no orkut... aqueles saris embolados... tem uma galera que não tem a minima noção de como vestir um, então vamos lá, esta ai o passo a passo, simbora fazer bonito para os nossos gatinhos indianos.


1º Passo: Vista o choli (blusa curta para cobrir o busto) e a ghaghra (saia anágua), apertando muito bem a tira na cintura, ou abaixo do umbigo, como preferir.

2º Passo: Desenrolar o sari, verificando qual deve ser a parte de baixo (normalmente há uma dupla barra que circunda o tecido, tornando-o mais pesado nesta região, interrompida um pouco antes do final). Devemos começar a enrolar por esta ponta. Coloque cerca de 2cm de uma das pontas do sari dentro da saia. Dê uma volta completa com o tecido, mais meia volta, parando na altura do umbigo.

3º Passo: Faça algumas pregas, como se fosse uma sanfona, na parte do tecido que ficou na frente. Ajustar, em seguida, o restante do tecido que porventura ficar sobrando, colocando-o também para dentro da anágua. O truque é prender as pregas com um alfinete. Normalmente, as pregas se situam do lado direito do umbigo, mas podem ficar centralizadas no corpo.

4º Passo: Pegue o restante do tecido, que ficou à sua direita, passe pela frente do corpo em diagonal e jogue por cima do ombro esquerdo, sobre a blusa (a blusa normalmente é decotada, aberta na frente, forrada, mas com mangas transparentes e se situa logo abaixo do busto).

5º Passo: Com a ponta do sari caída nas costas, dá-se uma volta no corpo e prende-a na anágua, na altura da cintura esquerda. No ombro, prenda o tecido no choli com um broche ou alfinete. O que sobrou do sari pode ser jogado no outro ombro ou usado para cobrir a cabeça. Essa parte que fica caida sobre o ombro é chamada de Pallu.

Nenhum comentário: